Galeria

Quem Somos

A Associação de Promoção Social – Jardim dos Pequeninos de Inácia Piedade Feteira é uma Instituição Particular de Solidariedade Social dirigida por um corpo social constituído por 3 elementos de Assembleia Geral, 3 elementos de Conselho Fiscal e 5 elementos que compõem a Direcção.

Saber mais

A História

O Bispo D. João Pereira Venâncio (à esquerda) e o Padre Franklin, Pároco da Vieira entre 1965 e 1974A Associação de Promoção Social – Jardim dos Pequeninos Inácia Piedade Feteira nasceu em 1971 graças ao empenho e trabalho do saudoso Padre Franklin Henriques da Cunha.

Devido a uma situação trágica que aconteceu nos anos setenta (três crianças morreram queimadas na própria casa enquanto a mãe se ausentou para trabalhar, deixando-as sozinhas) acabou por ser fundada, em Vieira de Leiria, uma instituição de solidariedade social ligada exclusivamente à infância. Na altura era Pároco da Freguesia o Padre Franklin, uma pessoa de bom coração, dedicada a fazer o bem e muito ligada à área social. Este caso levou-o a ver a falta que fazia um espaço onde as crianças pudessem estar acompanhadas durante o período laboral dos pais, uma vez que a única hipótese existente para as famílias era deixar os filhos sozinhos em casa.

Em Fevereiro de 1971 é legalmente formada a Associação de Promoção Social com sede numas instalações pré-fabricadas com a valência de jardim infantil. Os próprios pais foram pedindo que acolhessem crianças mais pequenas enquanto creche. O passar dos anos levou ao aumento do número de crianças e à degradação das instalações e foi necessário encontrar um novo espaço para alargar as valências e dar melhores condições e conforto às crianças. Havia uma casa apalaçada que estava na altura à venda e que o Padre Franklin achou ser uma boa solução para o problema. Além da casa se encontrar numa zona central da Vieira, dispunha de umas águas furtadas muito boas. Este pormenor foi importante, já que na altura era hábito as instituições assumirem o alojamento das educadoras e as águas furtadas serviriam para esse fim.

A 20 de Dezembro de 1976, depois de obras de remodelação e adaptação, é finalmente inaugurado oficialmente o novo espaço com o nome "Jardim dos Pequeninos Inácia Piedade Féteira". A família Féteira foi uma grande benemérita desta Instituição e a Direcção da altura achou por bem prestar esta homenagem de agradecimento, dando o nome de D. Inácia ao infantário.

A Associação apoia hoje cerca de 140 meninos e meninas nas três valências.

Presentemente, todos eles são acompanhados por 6 educadoras, 12 auxiliares de educação, 1 técnica de C.A.T.L., 1 animadora socio-cultural, 2 técnicas administrativas, 1 cozinheira, 1 auxiliar de cozinha, 1 funcionária para limpeza e 1 motorista.

A Instituição desenvolve os projectos educativos por períodos entre 3 e 4 anos. O tema é trabalhado consoante as idades das crianças.

Como actividades extra-curriculares existe a natação, inglês, música, guitarra, ginástica, informática, etc. Tendo Vieira de Leiria uma belíssima praia, no Verão é tradição as crianças frequentarem-na integrado nas actividades da Instituição durante os meses de Junho e Julho.

O C.A.T.L. foi criado para dar uma continuidade mais efectiva a todas as faixas etárias. As crianças do C.A.T.L. têm os mais variados tipos de actividades, sendo que durante o período de aulas é dado principal ênfase ao estudo e acompanhamento nas tarefas escolares, excepto à sexta-feira, dia esse dedicado a actividades lúdicas, para que os pais durante o fim-de-semana tenham igualmente oportunidade de acompanhar, ainda com maior atenção,  o percurso escolar dos seus filhos.

A Associação é dirigida por Direcções em regime de voluntariado, sendo estas eleitas em Assembleias-Gerais de Associados. Ao longo dos anos tem vindo a crescer com o trabalho das Direcções que por aqui vão passando e dos colaboradores que diária e afincadamente se dedicam à Instituição.

Em 2007 sofreu alterações de melhoramento e ampliação dos espaços de forma a dar uma maior resposta à comunidade. Assim, as novas instalações foram inauguradas a 28 de Junho de 2008.

A Associação de Promoção Social – Jardim dos Pequeninos Inácia Piedade Féteira mantém como lema “Servir os outros”, no sentido da disponibilidade de apoiar a comunidade de Vieira de Leiria no melhor que a vila tem -  as suas crianças.